Guia do Líder

Site: Escola Superbook
Curso: 108 O Primeiro Natal
Livro: Guia do Líder
Impresso por: Usuário visitante
Data: domingo, 19 Mai 2024, 07:53

Descrição


SuperVerdade:

Deus cumpre as Suas promessas e nos enviou o Seu Filho.

SuperVersículo:

“Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos” (Miqueias 5:2 NVI).

História Bíblica:

Mateus 1:18–2:12, Lucas 2:1–20.

Episódio do Superbook:

O Primeiro Natal.

Guia do Líder: Vídeos

Selecione um vídeo para exibir enquanto as crianças entram na sala do Grupo Grande.

Peça aos líderes dos Grupos Pequenos que cumprimentem as crianças enquanto entram na sala. Peça-lhes, ainda, que brinquem ou conversem com elas até que as atividades do Grupo Grande comecem.

Boas-vindas (1 minuto)

Olá, crianças! Hoje, temos uma nova história do Superbook: O Primeiro Natal. O Natal é uma época emocionante e cheia de atividades, não é? Como seguidores de Cristo, qual é a razão de celebrarmos esta data?

Vamos assistir ao nosso vídeo e saber o que Chris considerava mais importante no Natal.

Assista ao Vídeo 2A: O Dilema de Chris e Joy (5 minutos)

O Dilema de Chris e Joy

Chris não quer ajudar sua mãe a montar o presépio porque está correndo para o shopping a fim de ganhar um grande prêmio. Mas o Superbook aparece e leva Chris, Joy e Gizmo até a antiga Belém para conhecerem José e Maria.

SuperVerdade e Discussão (1 minuto)

Chris, como muitos de nós, estava muito ocupado e empolgado com o feriado natalino. O que ele pensou que era mais importante sobre o Natal?

A SuperVerdade de hoje diz, “Deus nos enviou Seu Filho, Jesus; Ele cumpre todas as Suas promessas”. Este é o verdadeiro sentido do Natal: Jesus, o Salvador do mundo, que veio como um bebê, cresceu, morreu na Cruz e ressuscitou para nos salvar dos nossos pecados!

Agora, vamos assistir ao restante do nosso episódio do Superbook!

Assista ao Vídeo 3: História Bíblica e Conclusão (18 minutos)

História Bíblica e Conclusão

O Superbook leva Chris, Joy e Gizmo à antiga Belém para conhecerem José e Maria. Lá, eles aprendem sobre o verdadeiro sentido do Natal, o presente de Deus: Seu Filho, Jesus.

Assista ao Vídeo 10A: SuperVersículo 1

Vídeo de 2,5 minutos, sem áudio. Desligue-o depois que as crianças repetirem o versículo.

SuperVersículo 1

SuperVersículo e Discussão (1 minuto)

Vamos dizer nosso SuperVersículo, Miqueias 5:2 NVI, juntos:

“Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos.”

Este versículo é uma profecia ou predição de um profeta do Antigo Testamento chamado Miqueias. Ele está dizendo onde Jesus nasceria! Jesus não tem começo nem fim — então, Ele é o único que poderia cumprir esta profecia.

As crianças terão mais tempo para aprender o SuperVersículo nos Grupos Pequenos.

Oração e Distribuição dos Grupos (1 minuto)

Querido Deus, estamos muito agradecidos porque Tu sempre cumpres as Tuas promessas! Ajuda-nos, Senhor, a sempre nos lembrarmos de Ti e a priorizar o Senhor — em todos os momentos de todos os dias! Em nome de Jesus, amém.

Vocês se lembram o que foi que guiou os magos até Belém?

Está certo! Nosso jogo nos Grupos Pequenos é sobre esta importante estrela. Vamos lá nos divertir!

Os professores levam as crianças para as salas de aula onde trabalharão as lições dos Grupos Pequenos (do 1º ao 3º Ano EF e do 4º ao 6º Ano EF). Se o grupo inicial não for muito numeroso, todas as crianças podem ficar juntas para realizarem as atividades dos Grupos Pequenos.


Jogo da Memória

  • Dezesseis pedaços de papelão ou papel grosso.
  • Opcional: caneta marcador de ponta fina.
  • Fita adesiva.
  • Tesouras.
  • Cartões da Memória.

Faça um conjunto com 32 cartas. Quatro ficarão em branco, com números no verso. Se a sua impressora não puder fazer cópias frente e verso, imprima o lado com as imagens e escreva um número na parte de trás de cada uma — de 1 a 32.

Recorte as cartas e embaralhe.

Prenda as cartas na parede com a fita adesiva; o lado do número deve ficar para fora. Se preferir, coloque-as em cima de uma mesa ou no chão. Faça quatro fileiras de oito cartas cada.

O nascimento de Jesus é o único motivo para comemorarmos o Natal. Agora, vamos brincar de um jogo da memória que compara os símbolos usados no Natal aos símbolos do verdadeiro sentido do Natal.

Divida a classe em duas equipes.

Vocês tentarão selecionar duas cartas que combinem. As equipes vão alternar suas jogadas. Cada jogada consiste em dois palpites feitos pelo mesmo jogador de cada equipe.

O jogador escolhe uma carta numerada. O professor vira essa carta para que todos possam vê-la. O mesmo jogador, então, deve escolher uma segunda carta numerada na tentativa de combiná-la com a primeira carta. Se as cartas combinarem, elas serão retiradas do jogo e dadas ao jogador que formou o par. Se não combinarem, elas serão colocadas novamente na parede com o número à mostra. É a vez, então, da próxima equipe.

Depois de formar cada par, pergunte às crianças se as cartas representam o verdadeiro sentido do Natal. Enfatize que símbolos como árvore de Natal e presentes não são necessariamente ruins. Entretanto, eles são secundários e nada importantes quando comparados ao verdadeiro significado do Natal: o nascimento de Jesus!

Para deixar a partida mais desafiadora, as quatro cartas em branco devem ficar presas na parede com as outras durante todo o jogo. O jogo termina quando todas as cartas forem combinadas. A equipe com mais pares vence.

Ensinamento

  • Bíblias ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Um presépio — de preferência com peças de plástico para que não quebrem ou você pode imprimir uma figura da internet.
  • Canetas, giz de cera e lápis de cor.
  • Modelo: Convite — dois por criança e mais alguns extras.
  • Opcional: adesivos, doces ou fitas de tecido para decorar os convites.

Use o Modelo: Convite para criar convites que as crianças possam distribuir e chamar outras crianças para comparecerem à terceira lição deste módulo. Elas também podem convidar pessoas para um evento especial da igreja que frequentam, como a “Noite do Superbook” ou outra atividade que tenha sido programada. Baixe o PDF e personalize o convite com informações da igreja e do evento.

Coloque o presépio na mesa ou no chão e espalhe, aleatoriamente, as peças individuais. Aponte para o presépio. Como isto é chamado? Cena da manjedoura, presépio.

Qual terá sido o sentimento e a reação destes personagens bíblicos representados aqui em relação ao nascimento terreno de Jesus, como um bebê, para cumprir a promessa de Deus?

Levante cada peça do presépio e converse sobre seu significado. Enquanto isso, se as peças não forem frágeis, você pode deixar que as crianças, uma a uma, observem cada peça antes de colocá-la novamente no presépio.

Como Maria se sentiu quando o anjo Gabriel apareceu? Assustada a princípio, mas ficou muito feliz depois. Veja em Lucas 1:46-55 o cântico de louvor de Maria.

Como José se sentiu? Desapontado, a princípio, porque ele e Maria não eram casados ainda. Porém, ele confiou no plano de Deus. Veja Mateus 1:18-24.

Como os pastores se sentiram? Com temor ao ver os anjos e, depois, maravilhados e emocionados. Veja Lucas 2:8-18.

Os anjos não proclamaram o nascimento de Jesus para os líderes religiosos ou para as pessoas ricas e importantes. Deus levou a notícia para alguns pastores de ovelhas. Na opinião de vocês, o que isso significa? Jesus veio para salvar todos, até mesmo os mais simples e humildes. Deus não faz acepção de pessoas.

O que vocês acham que os anjos pensaram? Eles se alegraram ao ver a promessa de Deus cumprida e cantaram louvores dando glória ao Senhor. Veja Lucas 2:13-14.

Como os magos que vieram do Oriente a Jerusalém se sentiram em relação cumprimento da promessa de Deus? Animados, porque uma profecia, uma promessa de Deus, estava sendo cumprida e eles estavam determinados a encontrar o menino. Veja Mateus 2:1-12.

Há um homem muito importante que se menciona na história de Natal, mas que nunca é mostrado no presépio. Vocês sabem quem é? O rei Herodes.

Por que ele se sentia ameaçado por Jesus? Herodes tinha medo de perder seu reino para o bebê chamado “Rei dos Judeus”. Herodes era tão invejoso que ordenou o assassinato de todos os bebês meninos da época do nascimento de Jesus. Veja Mateus 2:1-16.

Como você acha que foi para Jesus tornar-se um pequeno bebê?

Quando Jesus era recém-nascido, Ele podia se alimentar ou sair sozinho? Não, assim como nós, Ele precisava que Seus pais cuidassem dEle.

Jesus nos ama tanto que abriu mão do Seu lugar no céu e veio à Terra para viver entre nós!

Muitas pessoas não sabem que Jesus veio ao mundo como um pequeno bebê, que depois cresceu, morreu e ressuscitou para nos perdoar e nos salvar. Nas próximas duas aulas, vamos orar pelos amigos e vizinhos que podemos convidar para irem à igreja ouvir sobre Deus. Hoje, vamos preparar convites especiais para entregar a essas pessoas.

Desafio do Discipulado / Aplicação Prática

Entregue dois convites para cada criança junto com os materiais para decorá-los. Peça-lhes que assinem o nome nos convites e os enfeitem com canetinhas, adesivos, doces, etc.

Enquanto as crianças estão trabalhando, converse com elas. Vocês sabem por que as pessoas vão à igreja pela primeira vez?

Vocês podem pensar que é por causa de um letreiro ou de um prédio bonito, mas a principal razão pela qual as pessoas vão à igreja pela primeira vez é porque alguém as convidou! Então, quem nós deveríamos convidar para ir à igreja?

Incentive as crianças a orarem pelas pessoas para as quais gostariam de entregar seus convites nos próximos dias.

SuperVersículo 1

  • Bíblias ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.

Nosso SuperVersículo de hoje está em Miqueias 5:2 NVI. 

Peça para as crianças procurarem esta passagem na Bíblia e leia-a com elas lentamente.

“Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos."

Nos tempos bíblicos, havia duas cidades chamadas Belém. Então, quando a Bíblia menciona "Belém-Efrata", fica claro à qual cidade ela se refere. Belém era pequena comparada a Jerusalém e outras cidades em Israel e, certamente, não seria o lugar onde você esperaria que o futuro Governante de Israel nascesse!

Vocês se lembram do momento em que, no episódio do Superbook, os magos foram a Jerusalém? Eles, provavelmente, foram até lá porque presumiram que o Rei dos judeus nasceria na maior e mais importante cidade.

Quando o rei Herodes perguntou aos seus conselheiros sobre o nascimento do Rei dos judeus, eles lhe indicaram "Belém da Judeia", tendo como base o texto do profeta Miqueias:

"Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos."

O versículo promete que um Governante de Israel virá de um passado distante. Jesus existe com Deus desde o princípio — Ele é o prometido Governante que veio do passado!

Vamos ler juntos o nosso versículo em voz alta, lentamente, mais uma vez. Leia o SuperVersículo com as crianças. Sim, Deus cumpriu Sua promessa ao enviar Seu Filho para nascer em Belém. Ele veio não como o mundo esperava, mas como um pequeno bebê, em uma cidade pequena.

Observação: as crianças menores podem não conseguir memorizar o SuperVersículo. Então, peça que elas apenas o repitam algumas vezes enquanto as crianças mais velhas o memorizam em parte ou por completo. Assegure-se de que todas as crianças compreendam o seu significado.

Oração

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Caixa de presente.
  • Papel e fita com temas de Natal — eles podem ser substituídos por um simples papel decorado por você mesmo com giz de cera ou canetinha.
  • Tesoura.
  • Fita adesiva.
  • Modelo: Cruz.

Faça uma cópia do Modelo: Cruz.

Coloque a cruz dentro de uma caixa de presente e embrulhe-a com papel e fita de Natal.

Observação: se não tiver uma caixa ou embalagem de presente, embrulhe a cruz em um papel decorado por você mesmo com giz de cera ou canetinha.

Ouçam com atenção enquanto eu leio para vocês uma dica sobre o mais maravilhoso presente que já nos foi dado. Está em João 3:16 ARC:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Vocês têm um palpite sobre que presente é esse?

Deus nos deu Seu maravilhoso Filho, Jesus. Ele veio à Terra para nos mostrar o amor de Deus, para morrer na Cruz e nos oferecer a Salvação, que vem do Senhor. Mas ainda há algo que devemos fazer: receber esse presente de Deus.

Levante o presente.

E se alguém lhe desse um presente e, em vez de abri-lo, você apenas o colocasse debaixo da cama e o esquecesse? Seria como se você nem mesmo o tivesse recebido não é? Permita que uma criança abra o presente que tem a cruz. Deus nos deu Seu Filho Jesus, que é o mais maravilhoso presente. Ele morreu na Cruz para que os nossos pecados fossem perdoados e pudéssemos viver com Ele no céu algum dia. Mas não é suficiente dizer, “ah, sim, eu conheço esse presente”. Nós temos de aceitá-lo verdadeiramente, isto é, receber Jesus em nosso coração!

Hoje, vamos fazer uma importante oração para aceitar o maravilhoso presente de Deus e receber Jesus em nosso coração. Repitam comigo:

Querido Senhor Jesus,

Estou tão feliz porque Deus cumpriu Sua promessa e o enviou ao mundo para nos mostrar o amor que Ele tem por nós individualmente.

Eu Te peço, perdoa-me por todas as coisas erradas que fiz.

Jesus, obrigado por morreres na Cruz para que meus pecados fossem perdoados.

Eu Te recebo como meu único e suficiente Senhor e Salvador.

Entra no meu coração e ajuda-me a viver para Ti.

Obrigado porque hoje, por Teu intermédio, eu recebo o perdão, a Salvação e a vida eterna. Eu oro em Teu nome, amém.


Se você nunca fez uma oração como essa antes, por favor, procure-me depois da aula para que possamos conversar mais sobre receber esse presente especial de Deus.

Atividade Musical

Faça cópias do modelo Canções de Natal.

Corte as tiras e separe.

Observação: em vez de utilizar as canções que disponibilizamos sobre o nascimento de Jesus, você pode usar três ou quatro que as crianças já conheçam, sobre o nascimento de Jesus. Escreva o título de cada canção em diferentes tiras de papel. Faça quantidade suficiente para que todas as crianças tenham um título — e várias delas tenham o mesmo título.

Fale o nome de cada canção escrito nas tiras de papel e, brevemente, cantarole o início de cada uma delas para que as crianças se lembrem da música.

Nossa SuperVerdade diz: “Deus nos enviou o Seu Filho, Jesus; Ele cumpre todas as Suas promessas”. Em nosso jogo de hoje, vamos cantarolar algumas canções que celebram o primeiro Natal e o maravilhoso presente de Deus para nós!

Entregue às crianças as tiras de papel com os títulos das canções. Peça-lhes que não revelem o nome das suas canções para ninguém. Ao seu comando, as crianças devem começar a andar ao redor da sala cantarolando, não cantando propriamente, até que encontrem as outras crianças que estão cantarolando a mesma melodia. Se alguma delas tiver deficiência auditiva ou se for muito tímida, coloque-a junto com outra que goste de cantar. Peça às crianças com a mesma canção que se agrupem, conforme se encontrarem. Depois, peça que os grupos realmente cantem suas canções para a classe.

Quando cantamos essas canções durante a época de Natal, lembramos que Deus sempre cumpre Suas promessas! Jesus, que estava com Deus desde o início, veio do céu e nasceu como um bebê, cresceu, morreu na Cruz e ressuscitou para nos dar vida eterna!

Arte: Cartão de Aniversário para Jesus

Como seria se todos os seus amigos estivessem realmente animados porque é seu aniversário, fossem para uma grande festa em sua casa e dessem uns aos outros muitos presentes, mas ignorassem você? Como você se sentiria?

Às vezes, esquecemos o que é o Natal. Vocês se lembram?  

Hoje, vamos fazer cartões de aniversário para Jesus Cristo! O que vocês acham que podemos dar a Ele? Nossa gratidão e nosso louvor, nosso coração, nossa obediência, nossa promessa de viver para Ele.

Entregue o material de Natal e os lápis ou canetas para as crianças. Peça-lhes que escrevam recados pessoais para Deus, agradecendo por nos enviar Jesus como presente. Sugira que também deem um presente ao Senhor Jesus, escrevendo algo que elas farão para demonstrar o quanto estão agradecidas a Ele. Peça-lhes que enrolem suas cartas como tubos. Ajude as crianças a amarrá-las com fitas, fio de nylon ou barbante. Depois, coloque o nome delas na parte externa do papel. Ninguém, além da criança e Deus, deve saber o que está escrito dentro do papel. Se as crianças tiverem árvore de Natal em casa, sugira-lhes colocarem suas cartas debaixo da árvore como um presente delas para Jesus.

Oração: Jesus querido, obrigado por nos amar e dar a Sua vida por nós. Ajude-nos a lembrar que o Senhor é o único motivo desta época de Natal! Em Seu nome, oramos. Amém.

Jogo das Palavras

  • Lápis.
  • Papel.
  • Cronômetro ou relógio que marque os segundos.
  • Lousa e giz ou quadro branco e marcador.

Dê a cada criança lápis e papel. Escreva “O Primeiro Natal” no quadro e dê dois minutos para que elas escrevam quantas palavras for possível usando as letras deste título. Veja quem consegue encontrar mais palavras incomuns e palavras longas. Se o tempo permitir, repita a atividade dando aos alunos outras frases ou canções de Natal, como “Bate o Sino” e “Noite Feliz”.

Havia algumas palavras escondidas no nosso jogo, porém Deus não esconde de nós o Seu plano da Salvação. Jesus é o único caminho para a vida eterna com Deus. Nós podemos misturar as palavras, mas não vamos misturar a mensagem!

Discussão

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.

No início do vídeo de hoje, o que Chris Quantum pensava sobre a cena do presépio na sua casa? Ele estava preocupado com os presentes e a decoração; havia esquecido o verdadeiro sentido do Natal. Ele pensou que era apenas outra decoração com pouco significado.

Ele não queria passar tempo com algo relacionado ao que é mais importante no Natal: o nascimento do Filho de Deus!

Nossa SuperVerdade diz: “Deus nos enviou o Seu Filho, Jesus; Ele cumpre todas as Suas promessas”. Jesus não veio ao mundo como um adulto, pronto para ensinar e realizar milagres — Ele veio como um bebê. Por que Ele escolheu vir desta forma?

Apenas pensem: Jesus é o Filho do Deus Todo-Poderoso! Do que Ele teve de abrir mão ao deixar o céu?

Passe um tempo discutindo sobre o quão maravilhoso é o céu, quanto poder Jesus tinha lá e como continuamente o adoravam e lhe obedeciam. Fale sobre como deve ter sido para Ele abrir mão de tudo e nascer como um bebê indefeso, que não podia andar, falar ou se alimentar no início da Sua vida na Terra.

Filipenses 2:6-7 NVI diz:

"[...] embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz."

Jesus é igual a Deus, o Pai, e juntos Eles criaram o Universo: planetas e estrelas, plantas e animais e, claro, cada um de nós! Jesus sabe tudo e tem todo o poder. No céu não há pecado, nem doença, nem dor; ele é cheio de alegria incomparável, felicidade e bênçãos! Mesmo assim, Jesus estava disposto a deixar a glória do céu para se tornar um indefeso bebezinho, crescer até se tornar um homem adulto e, depois, morrer de forma terrível e dolorosa na Cruz. Por que Ele fez isso? Porque Ele nos ama e quer nos dar a vida eterna no céu, com Ele, para sempre!

Já que Jesus passou por tudo isso, vocês acham que Ele entende o que enfrentamos neste mundo? Sim.

Ele escolheu vir à Terra, experimentou tudo o que sentimos e o que enfrentamos, para poder nos ajudar! Depois, Ele morreu na Cruz para nos salvar dos nossos pecados e ressuscitou dentre os mortos, isto é, voltou a viver para que nós também tivéssemos uma nova vida. Tudo o que precisamos fazer é pedir que Ele entre em nosso coração.

Vamos orar? Querido Senhor Jesus, obrigado porque o Senhor nos amou tanto a ponto de abrir mão da Sua glória, da Sua majestade e do Seu poder no céu para vir à Terra como um indefeso bebezinho. O Senhor enfrentou muitas situações difíceis em Sua vida na Terra, então, entende os nossos problemas. Nós o louvamos porque o Senhor morreu na Cruz e ressuscitou dos mortos para nos salvar dos nossos pecados. Pedimos que nos perdoe por todas as coisas erradas que fizemos e declaramos que o recebemos como nosso Senhor e Salvador. Obrigado porque um dia nos levará para viver com o Senhor, no céu, para sempre. Em Seu nome oramos, amém!