Guia do Líder

Site: Escola Superbook
Curso: 108 O Primeiro Natal
Livro: Guia do Líder
Impresso por: Usuário visitante
Data: domingo, 19 Mai 2024, 05:57

Descrição


SuperVerdade:

Eu quero que Jesus seja o Senhor da minha vida.

SuperVersículo:

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6 NVI). .

História Bíblica:

Mateus 1:18–2:12, Lucas 2:1–20

Episódio do Superbook:

O Primeiro Natal

Guia do Líder: Vídeos

Selecione um vídeo para exibir enquanto as crianças entram na sala do Grupo Grande.

Peça aos líderes dos Grupos Pequenos que cumprimentem as crianças enquanto entram na sala. Peça-lhes, ainda, que brinquem ou conversem com elas até que as atividades do Grupo Grande comecem.

Boas-vindas (1 minuto)

Olá a todos, sejam bem-vindos de volta! Quantos de vocês amam o Natal?

Estou muito animado, especialmente depois da aula anterior quando vimos que Jesus é o único motivo para comemorarmos o Natal. E hoje nós vamos aprender ainda mais sobre a Sua vinda aqui na Terra! 

SuperVerdade e Discussão (1 minuto)

Nossa SuperVerdade de hoje diz: “Eu quero que Jesus seja o Senhor da minha vida”. Alguém sabe o que a palavra Senhor significa?

Senhor significa mestre ou governante. Quando nos submetemos ao senhorio de Jesus, ao Seu poder e Sua autoridade, permitimos que Ele nos lidere de acordo com a vontade de Deus. Podemos confiar nossa vida a Jesus porque Ele sabe tudo sobre nós, por dentro e por fora!

Apresente a História Bíblica Resumida (1 minuto)

Se todas as crianças já assistiram ao vídeo da história bíblica na lição anterior, você pode pular esta etapa e ir direto para o vídeo Contexto Bíblico.

Na aula anterior, vimos como Chris estava muito ocupado para ajudar sua família a arrumar o presépio. Agora, as crianças que não estiveram presentes na aula anterior poderão assistir a uma versão curta da nossa história do Superbook para saber como Chris aprendeu o verdadeiro sentido do Natal. E aquelas que já assistiram ao vídeo completo, vão refrescar a memória!

Assista ao Vídeo 4: História Bíblica Resumida (9 minutos)

História Bíblica Resumida

Superbook leva Chris, Joy e Gizmo à antiga Belém para conhecerem José e Maria. Lá, eles aprendem sobre o verdadeiro sentido do Natal, o presente de Deus: Seu Filho, Jesus.

Apresente o Vídeo Contexto Bíblico (1 minuto)

Qual presente Deus deu ao mundo? Seu Filho, Jesus.

Como você acha que isso influenciou Chris a doar seus presentes?

Vamos assistir ao nosso vídeo Contexto Bíblico e aprender mais sobre o rei Herodes, os magos e a cidade de Belém nos tempos bíblicos. Quando Gizmo fizer uma pergunta no vídeo, espere um pouco, pois ele vai sugerir algumas respostas — então, vocês responderão o que acharem que é o certo!

Assista ao Vídeo 5: Contexto Bíblico (8,5 minutos)

Contexto Bíblico

Assista ao Vídeo 10B: SuperVersículo 2

Vídeo de 2,5 minutos, sem áudio. Desligue-o depois que as crianças repetirem o versículo.

SuperVersículo 2

SuperVersículo e Discussão (1 minuto)

Vamos dizer o nosso SuperVersículo, Isaías 9:6 NVI, juntos:  

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz."

São muitos os nomes que se referem a Jesus; e há muitos outros na Bíblia! 

Agora, vamos ouvir as meninas dizerem a primeira parte do nosso SuperVersículo. Depois, os meninos falarão a segunda parte o mais alto que conseguirem! As crianças falam o versículo.

As crianças terão mais tempo para aprender o SuperVersículo nos Grupos Pequenos.

Oração e Distribuição dos Grupos (1 minuto)

Querido Deus, obrigado por enviar o Teu presente, Jesus, que é tudo para nós: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. Amém!

Hoje, nos Grupos Pequenos, vocês participarão de um jogo sobre os símbolos do Natal. Vão e divirtam-se!

Os professores levam as crianças para as salas de aula onde trabalharão as lições dos Grupos Pequenos (do 1º ao 3º Ano EF e do 4º ao 6º Ano EF). Se o grupo inicial não for muito numeroso, todas as crianças podem ficar juntas para realizarem as atividades dos Grupos Pequenos.


Folha de Perguntas: "Onde Está a Estrela?"

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Opcional: fita crepe.
  • Folha de Perguntas: Onde Está a Estrela?
  • Modelo: Contorno do Presépio.
  • Lousa e giz ou quadro branco e caneta para marcar os pontos.
  • Seis pratos de papel ou círculos cortados em cartolina. Se desejar, você também pode usar discos de arremesso.
  • Grampeador ou fita adesiva.
  • Caneta marcador de cor amarela e outra de cor escura.
  • Cadeira.
  • Cartaz ou cartolina de aproximadamente 40 x 50 cm.

Desenhe uma grande estrela no fundo dos seis pratos de papel com uma caneta de cor escura.

Pinte de amarelo o interior de cada estrela.

Junte dois pratos, unindo borda com borda, e grampeie-os ou prenda-os com fita adesiva dando o formato de disco voador. Faça três peças. Se preferir não fazer seus próprios discos, você pode desenhar ou colar as estrelas em discos de plástico.

Faça uma cópia da folha de perguntas: “Onde Está a Estrela?”

Faça uma cópia do modelo Contorno do Presépio. Depois, prenda-o no centro do cartaz.  

Desenhe uma linha no fim da sala ou use uma fita adesiva para fazê-la.

Coloque a cadeira a 3,5 m da linha.

Coloque o cartaz de pé no assento da cadeira.

Em nosso vídeo, vimos como a estrela guiou os magos ao encontro de Jesus. Em Mateus 2:2 NVI, está escrito que eles foram a Jerusalém e perguntaram ao rei Herodes:

"Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo."

Os magos eram do Oriente, onde um profeta chamado Balaão viveu muitos séculos antes. A Bíblia nos diz, em Números 24:17a NVI, que Balaão entregou esta profecia:

"Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel."

Jacó é o outro nome de Israel. Alguém sabe o que é um cetro? Uma bastão especial que um rei segurava para demostrar autoridade.

Então, quando os magos viram essa estrela especial surgir no céu, eles provavelmente se lembraram dessa antiga profecia que dizia que um Rei viria de Israel. A Bíblia nos diz o que aconteceu depois que eles deixaram o rei Herodes em Jerusalém. Vamos ler Mateus 2:9-10 NVI:

"Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo!"

Aponte para o contorno do presépio no cartaz que está na cadeira.

Vocês veem uma estrela na foto? Não, está faltando.

Vamos participar de um jogo durante o qual vocês deverão colocar uma estrela no cenário do presépio! Levante os discos que estão com as estrelas. Para cada “estrela” que aterrissar no assento da cadeira, sua equipe ganha um ponto!

Divida a classe em duas equipes e peça às crianças que formem uma fila única atrás da linha. Faça uma pergunta para cada equipe de acordo com a folha de perguntas. Os membros das equipes podem conversar brevemente antes de darem a resposta. Se a resposta estiver certa, cada uma das três primeiras crianças dessa equipe terá uma chance de arremessar o disco no assento da cadeira com o cartaz. Os jogadores que arremessaram devem recolher os discos para os próximos competidores. Depois, eles devem ir para o final da fila das suas equipes.

Cada equipe pode marcar no máximo três pontos por vez. Se uma equipe responder errado, a outra tem a oportunidade de responder corretamente e marcar os três pontos. Calcule a pontuação no quadro. Continue perguntando, alternando entre as equipes conforme o tempo permitir. Ajude as crianças com necessidades especiais. A equipe com mais pontos vence.

Ensinamento

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Barbante.
  • Placa "Não Há Vagas" e Tapete de Boas-Vindas.
  • Duas folhas de cartolina.
  • Modelo: Convite — dois por criança; dê cópias àquelas que perderam a lição anterior ou que já tenham distribuído seus convites e desejam mais alguns.  

Copie em uma cartolina a placa Não Há Vagas e o tapete Bem-Vindo.

Faça furos no topo da placa Não Há Vagas. Depois, insira um barbante nos buracos e amarre-o para que você possa usá-la pendurada no pescoço.

Se possível, peça que as crianças se sentem em círculo.

Vamos falar a nossa SuperVerdade de hoje: “Eu quero que Jesus seja o Senhor da minha vida”.

Parece muito legal, mas o que a palavra Senhor significa?

Senhor significa um mestre ou governante; alguém com poder e autoridade sobre outros. Quando pedimos que Jesus seja nosso Senhor, estamos dizendo que lhe obedeceremos, respeitaremos Seu poder e Sua autoridade em nossa vida e permitiremos que Ele nos guie de acordo com a vontade de Deus. Quem deu a Jesus autoridade e o nomeou Senhor?

Aprendemos sobre isso em Atos 2:36 Ntlh:

“Todo o povo de Israel deve ficar bem certo de que este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias.”

Messias significa “Ungido” ou “Escolhido”. O próprio Deus designou Jesus para ser Senhor de tudo!

Levante a placa Não Há Vagas.

O que esta placa indica? Que não há quarto disponível.

Onde vocês podem encontrar esta placa? Hotéis, hospedarias, pousadas e outros lugares de alojamento.

Como vocês relacionam esta placa ao primeiro Natal? Maria e José não conseguiram encontrar um quarto para ficar quando chegaram em Belém.

Pendure a placa em seu pescoço.

O que vocês pensariam se viessem falar comigo e eu colocasse esta placa?

Vocês não se sentiriam muito bem-vindos, sentiriam? Não.

Vocês pensariam que eu não tenho lugar para vocês em minha vida. Às vezes, podemos usar uma placa invisível — Não Há Vagas — que diz a Jesus que não temos lugar para Ele em nosso coração ou, ainda, que não temos tempo para Ele. Queremos controlar nossa vida e ser nosso próprio senhor; ou, às vezes, apenas deixamos que Jesus seja Senhor de uma pequena parte da nossa vida: “Aqui, Jesus, seja o Senhor da minha vida toda manhã de domingo, mas eu vou controlar o resto do meu tempo!”.

Nossa SuperVerdade diz: "Eu quero que Jesus seja o Senhor da minha vida”. Dê a Ele sua vida inteira, cada área dela e cada momento!

Provérbios 3:6 NVI diz:

"Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas."

Em quais caminhos devemos reconhecer Jesus como nosso Senhor? Em todos os nossos caminhos.

Queremos que Ele governe cada parte da nossa vida! Isso significa tirar esta placa. Tire a placa e, de forma dramática, rasgue-a. Depois, levante o Tapete de Boas-Vindas para que as crianças o vejam. Vocês já viram esta saudação na entrada de um prédio ou em um tapete na porta da casa de alguém?

Receber Jesus como Senhor significa deixá-lo governar todas as áreas da nossa vida.

Coloque o tapete de boas-vindas no centro do círculo formado pelos alunos.

Vamos receber Jesus entre nós enquanto oramos! Senhor Jesus, é triste pensar que os donos das hospedagens em Belém não tinham lugar para Ti. Ajuda-nos a ter sempre lugar para Ti em nosso coração e deixá-lo governar cada área da nossa vida todos os dias. Dê um tempo para que as crianças tenham um momento com Deus e para que Ele fale ao coração delas. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Alguém sentiu Deus falando ao seu coração sobre como podemos colocá-lo em primeiro lugar?

Desafio do Discipulado / Aplicação Prática

Vamos falar sobre o Desafio do Discipulado que começamos na aula anterior.

Distribua os convites e o material necessário para as crianças que ainda não os receberam ou para aquelas que já entregaram seus convites e desejam mais alguns. Rapidamente, explique o desafio para os alunos que não participaram da aula anterior.

Jesus veio para ser Senhor da vida de todos, mas, infelizmente, nem todos sabem que é também para eles que Deus enviou Jesus ao mundo como um presente! Alguém pensou em duas pessoas que gostaria de convidar para ir à igreja ou para as quais deseja entregar os convites?

Por favor, continuem orando e entreguem os convites nos próximos dias.

Encerre este momento com uma oração pedindo a Deus que abençoe as pessoas que receberão os convites para que elas venham a conhecê-lo.

Oração de Adoração

  • Lousa, quadro branco ou o cartaz do tópico sobre o SuperVersículo (que tem os nomes de Jesus).

Nosso SuperVersículo lista alguns nomes de Jesus, os quais já analisamos aqui. Então, vamos usar nosso tempo de oração para agradecer e adorar a Jesus por Suas características. Os nomes que aprendemos estão no quadro. Vamos dizer cada um deles juntos antes de orarmos. Aponte para o quadro/cartaz e diga os nomes de Jesus junto com as crianças.

Agora, peço a cada um de vocês que use um dos nomes de Jesus em uma frase curta em sua oração. Vamos seguir uma sequência em círculo para adorar e louvar ao Senhor e eu serei o primeiro. Se houver crianças tímidas, diga-lhes que podem apenas falar "obrigado, Jesus".

Oremos: Querido Jesus, obrigado por me dar da Sua paz quando estou tendo um dia difícil. 

A próxima criança do círculo deve continuar com uma breve oração também falando algo relacionado às características de Jesus. Ao final, encerre com uma oração.

Obrigado, Jesus, porque o Senhor é tudo para nós: Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz! Ajude-nos a confiar no Senhor em qualquer situação que nos encontrarmos; assim, vamos experimentar cada um dos Seus nomes pessoalmente. Amém!

SuperVersículo 2

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Lousa, quadro ou cartolina.
  • Marcadores ou giz.

Escreva, no quadro ou cartaz, os nomes de Jesus em forma de lista, um embaixo do outro. Deixe um espaço entre cada nome. 

Maravilhoso Conselheiro 

Deus Poderoso 

Pai Eterno

Príncipe da Paz

Vamos abrir a Bíblia e ler o nosso SuperVersículo, Isaías 9:6 NVI:

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz."  

Vocês, provavelmente, ouviram o nosso SuperVersículo durante a época de Natal. Deus nos deu uma criança: Seu Filho! Este versículo diz que o governo foi colocado sobre os ombros dEle. Isso significa que Deus deu a Jesus autoridade como o Cabeça da Igreja. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores! O Seu Reino nunca acabará, mas o reino de todos os reis da terra terá fim. O mundo tem seus governantes, mas eles não duram para sempre.

Muitas pessoas acreditavam que o Messias viria para ser um rei no mundo, mas Jesus veio para estabelecer o reino espiritual de Deus na Terra. Jesus veio para governar e reinar no coração dos Seus seguidores como Senhor e Salvador! Agora, vamos olhar os nomes de Jesus que estão neste versículo. Discuta sobre cada nome, fazendo pequenas anotações ao lado de cada um deles.

Maravilhoso: a verdadeira palavra aqui significa cheio de maravilha. Maravilha que é além do entendimento! Jesus é cheio de maravilhas; Ele é Maravilhoso!

Conselheiro: Jesus é o melhor conselheiro do mundo! Ele tem toda a sabedoria e todo o conhecimento. Ele pode nos guiar e nos direcionar de acordo com a perfeita vontade de Deus para a nossa vida. Ele veio à Terra como ser humano, então, Ele entende tudo o que enfrentamos. Ele nos conhece tanto por dentro quanto por fora, então, somente Ele pode nos prover perfeito conselho e sabedoria verdadeira.

Deus Poderoso: Jesus veio como um bebê, mas Ele ainda era — e continua sendo — o Deus Todo-Poderoso. Outro nome para Jesus é Emanuel, que significa “Deus conosco”. Jesus tem todo o poder do Universo, mas Ele escolheu colocar isso de lado, temporariamente, para cumprir o plano de Deus ao vir à Terra como um bebê. Jesus mostrou Seu poder na Terra por meio de sinais e maravilhas, como curar doenças, ressuscitar mortos e acalmar o mar.

Pai Eterno: Jesus disse aos discípulos que Ele e Seu Pai são um. Jesus estava com Deus desde o início e Ele não tem fim. Deus nos adotou como família e Ele é o nosso Pai do Céu.

Príncipe da Paz: Jesus nos deu paz com Deus por meio do Seu sacrifício na Cruz. Não devemos nos preocupar pensando se Deus está com raiva de nós! Quando recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador e pedimos perdão pelos nossos pecados, Ele nos perdoa, e nós, um dia, estaremos com Ele no céu. Jesus nos enche da paz interior que nunca poderá ser abalada ou tirada de nós.

Vamos dizer novamente o nosso SuperVersículo, Isaías 9:6 NVI, agora que o compreendemos melhor!

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz."    

Observação: As crianças mais novas podem não ser capazes de memorizar o SuperVersículo. Neste caso, elas podem, simplesmente, repeti-lo algumas vezes, enquanto as crianças mais velhas podem memorizá-lo em parte ou totalmente. Assegure-se de que as crianças entendam o seu significado.

Caso tenha utilizado o quadro, não apague o conteúdo, pois ele será utilizado no tópico sobre oração.

Um Passo de Fé

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Uma cruz vazada (pode ser um pingente com a cruz vazia).
  • Uma caixa pequena.
  • Papel de presente.
  • Fita adesiva.

Coloque o cruz na caixa e embale com o papel de presente.

O que significa aceitar o presente da Salvação? Pedir a Jesus para perdoar meus pecados e entrar em meu coração.

Na opinião de vocês, por que algumas pessoas podem se recusar a aceitar este presente? Elas podem estar com medo de ter que mudar suas atitudes ou, talvez, elas pensem que porque não podem ver Deus, não podem acreditar nEle.

Para aceitar este presente e receber Jesus em nosso coração, devemos dar um passo de fé e dizer que acreditamos nEle.

Faça esta demonstração para evidenciar que não é possível receber a Salvação até que a pessoa dê um passo de fé. Selecione uma criança para ser a primeira a “pegar o presente”. Peça-lhe que fique com as costas e os calcanhares encostados na parede. Coloque um pequeno presente no chão, a 30 cm à frente da criança.    

Você pode ter este presente se você conseguir se abaixar e pegá-lo sem mover seus pés! É impossível.

Dê a todos a oportunidade para tentar pegar o presente. Continue a discussão explicando que o presente da Salvação, oferecido por Deus por meio de Jesus, está bem perto de nós, mas que precisamos dar um passo de fé para recebê-lo. Agora, selecione uma criança para mover o pé e pegar o presente. Desta vez, haverá êxito.

Vamos abrir o presente! Peça para a criança abrir o presente e mostrar à classe. Vamos ver de que maneiras esta pequena cruz vazada nos remete a Jesus?

1. Ela mostra que Jesus não está mais na Cruz como alguns o descrevem. Jesus mesmo diz em Apocalipse 1:18a NVI:

"Sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre!" 

2. A Cruz vazia nos lembra que Deus ressuscitou Jesus dos mortos. Atos 2:4 NVI diz:

"Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse."

3. Jesus não está mais na Cruz; Ele foi para junto do Pai para nos preparar morada e voltará para nos buscar. João 14:1-3 NVI diz:

"Não se turbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E, quando eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver."

Jesus morreu na Cruz, mas ressuscitou! Ele está vivo! Quando, por meio da fé, nós o recebemos em nosso coração, Ele se torna o Senhor e Salvador da nossa vida! 

Efésios 2:8-9 NVI diz:

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”

A Salvação é um verdadeiro presente de Deus! Nós não a merecemos mesmo. A única maneira de receber a Salvação é dando um passo de fé!

Ensinamento Prático

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Pequeno quebra-cabeça com 50 ou menos peças.
  • Bandeja.

Monte o quebra-cabeça na bandeja, mas deixe cerca de dez peças de fora.

Nossa SuperVerdade diz: “Eu quero que Jesus seja o Senhor da minha vida”. E isso tem um amplo significado.

Vamos ler as palavras de Jesus em Lucas 6:46 NVI:

“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?”

Jesus estava falando com pessoas que ouviam Seus ensinamentos, mas não os aplicavam. Jesus é mesmo o Governante da sua vida se você não lhe obedece completamente? Não.

Nós podemos escolher que partes da Bíblia queremos obedecer? Agir dessa maneira significa que estamos deixando Jesus ser o Senhor da nossa vida? Não.

Mostre o quebra-cabeça com as peças faltando.

O que vocês pensariam se eu lhes desse este quebra-cabeça de presente? Entregue-o às crianças e deixe que comecem a montá-lo.

Oh, há peças faltando? Adicione algumas peças. Certo, eu estava escondendo algumas delas. E agora, está bom? Não, ainda está faltando peças.

Algumas peças ainda estão comigo, não é? Coloque todas as peças no lugar correto do quebra-cabeça, completando-o. Que tal agora? Agora, sim, o quebra-cabeça está completo.

Da mesma forma, não é certo chamar Jesus de Senhor se não nos entregarmos completamente a Ele! Jesus está interessado em cada peça da nossa vida e se importa conosco! Ele quer nos ajudar quando estamos chateados com nossos irmãos ou com raiva dos nossos amigos; Ele também se importa quando estamos magoados, sentimos ciúmes ou estamos solitários. Então, não devemos tentar esconder nada dEle! Devemos dar a Jesus cada área da nossa vida para que o Senhor nos ajude e fiquemos parecidos com Ele!

Ouçam com atenção, pois isto é muito importante. Não nos tornamos como Jesus da noite para o dia, mas, conforme passamos tempo com Ele, lendo Sua Palavra e orando, nós nos tornamos mais parecidos com Ele. O processo é contínuo para todo cristão, dia após dia!

Quando Jesus perguntou,

"Porque vocês me chamam 'Senhor, Senhor' e não fazem o que eu digo?"

Ele estava falando com pessoas que ouviram a Sua Palavra, porém escolheram não obedecer a ela. Conforme estudamos a Palavra de Deus e oramos, o Espírito Santo revela áreas da nossa vida que precisamos entregar a Jesus. Por exemplo: se nos sentimos magoados e com raiva, Deus vai falar ao nosso coração e nos dizer para perdoar. Quando fazemos isso de boa vontade, crescemos em Cristo.

Vamos falar a nossa SuperVerdade mais uma vez: “Eu quero que Jesus seja o Senhor da minha vida”.

Busque e Encontre

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Modelo Busque e Encontre.
  • Tesouras.
  • Quatro envelopes.
  • Opcional: cronômetro, relógio com ponteiro dos segundos ou aplicativo para marcar o tempo.

Faça duas cópias de cada uma das quatro imagens do modelo Busque e Encontre. Se você tem uma turma muito pequena, precisa de apenas uma cópia de cada figura.

Corte as figuras.

Dobre as duas cópias da primeira figura, coloque-as juntas em um envelope, depois sele-o. Repita esse processo com as outras figuras e os outros envelopes.

Hoje, vamos participar de um jogo sobre buscar o Senhor de todo o nosso coração. Conforme aprendemos, quando recebemos Jesus como o Senhor da nossa vida, devemos buscá-lo, encontrá-lo e, então, incluí-lo em tudo o que fazemos — não pela metade, mas de todo o coração! Se eu dissesse que há uma surpresa especial escondida nesta sala, vocês a procurariam de todo o coração ou iriam apenas procurá-la debaixo de uma cadeira ou duas e depois desistiriam?

Certo! Vocês se empenhariam ao máximo! Agora, vamos participar de um jogo chamado Busque e Encontre.

Divida a classe em duas equipes e alterne-as conforme você faz as perguntas abaixo. Você pode deixar que as crianças de uma equipe corram para ver quem consegue encontrar o versículo primeiro, lê-lo em voz alta e depois responder à pergunta. Entretanto, se não tiver Bíblias ou se algumas crianças não forem boas em leitura, você deve apenas dizer a elas que usem a memória e respondam às perguntas como conseguirem.

Depois que uma criança responder corretamente, ela se torna a pessoa que busca. Peça-lhe que deixe a sala rapidamente, acompanhada por um dos seus assistentes, enquanto o restante da classe vê você esconder um envelope selado. A criança que busca deve retornar para a sala e procurar o envelope. Seus colegas de equipe devem ajudá-la indicando as "temperaturas”: congelado, frio, fresco, morno, quente, muito quente e queimando. Isso descreve o quão longe ou perto a criança está do envelope. Para deixar o jogo mais competitivo, marque no relógio quanto tempo a criança leva para encontrar o envelope. A criança que busca deve lhe entregar o envelope fechado. Repita o processo fazendo as perguntas abaixo para as duas equipes, alternadamente, para determinar quem será a criança que busca.

. Equipe 1 — primeira pergunta. Quem responder primeiro será a pessoa que começa a busca.

De acordo com Lucas 2:1, quem decretou que haveria um recenseamento ou censo? O imperador romano César Augusto.

. Equipe 2 — primeira pergunta.

De acordo com Lucas 2:12, que sinal os pastores encontrariam? Um bebê embalado em tiras de pano, deitado em uma manjedoura.

. Equipe 1 — segunda pergunta.

De acordo com Mateus 2:2, o que os magos perguntaram a Herodes? “Onde está o recém-nascido, Rei dos judeus?”

. Equipe 2 — segunda pergunta.

De acordo com Mateus 2:8, o que Herodes disse aos magos para fazerem assim que encontrassem o bebê que estavam procurando? “Voltem e me avisem para que eu também vá adorá-lo!”

Uma vez que todos os quatro envelopes tenham sido encontrados, abra-os e dê a cada equipe uma das duas figuras do envelope virada para baixo. Eles devem ter um conjunto de diferentes figuras.

Agora, vamos virar os papéis e correr para ver qual equipe consegue colocar as figuras na ordem certa!

Vocês fizeram um bom trabalho ao buscar e encontrar os versículos!

Vamos ler Jeremias 29:13 NVI:

"Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração."

Vocês encontrarão Jesus quando o buscarem de todo o coração! Quando buscamos Jesus em todas as áreas da nossa vida e lhe obedecemos, realmente permitimos que Ele seja o Senhor da nossa vida! Vamos dizer a SuperVerdade: “Eu quero que Jesus seja o Senhor da minha vida”.

Lição Prática

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.

Nosso SuperVersículo diz que Jesus terá o governo sobre Seus ombros. Jesus veio para estabelecer o Reino de Deus, não uma nação que pode ser desenhada em um mapa, mas um Reino espiritual. Vamos analisar a fundo alguns dos versículos que falam sobre Jesus como Senhor. Peça às crianças que procurem e leiam os versículos em voz alta. Dirija uma discussão usando as perguntas abaixo. Sinta-se livre para adicionar quaisquer perguntas que facilitem uma análise mais profunda com o seu grupo.

Atos 10:36 NVI diz:

"Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos."

Paulo estava falando com um soldado romano chamado Cornélio. Cornélio era um gentio que amava a Deus e queria saber sobre Jesus.

A quem Jesus veio salvar e sobre quem Ele veio para ser Senhor? Todos, judeus e gentios.

Qual é a Boa Nova? Que Jesus veio para restaurar nosso relacionamento com Deus.

O que isso nos diz sobre o Reino de Jesus? O Seu Reino abrange o mundo; Ele é verdadeiramente Senhor dos senhores.

1 Timóteo 6:15-16 NTLH diz:

“Quando chegar o tempo certo, Deus fará com que isso aconteça, o mesmo Deus que é o bendito e único Rei, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, o único que é imortal. Ele vive na luz, e ninguém pode chegar perto dela. Ninguém nunca o viu, nem poderá ver. A ele pertencem a honra e o poder eterno! Amém!”

Paulo estava encorajando o jovem Timóteo a combater o bom combate e manter-se puro para que ninguém encontrasse falha nele. Ele queria que Timóteo soubesse que Jesus voltaria e que todos saberiam a verdade.

Quem vai revelar Jesus para todos como Rei dos reis e Senhor dos senhores? O Deus Todo-poderoso.

Como este versículo faz você se sentir em relação a Jesus?

Por que Ele é digno de ser nosso Senhor? Jesus é digno do nosso louvor e nossa obediência porque Deus deu a Ele autoridade e poder e o fez Senhor dos senhores e Rei dos reis. Ele é eterno e nunca morrerá. Ninguém se compara ou é como Ele — isso inclui os reis e governantes deste mundo.

Vamos ler Filipenses 2:9-11 NVI:

"Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai."

Foi Jesus quem se autointitulou Senhor? Não, Deus o exaltou e o intitulou Senhor!

O que o versículo diz que acontecerá quando o nome de Jesus for mencionado? Todos dobrarão seus joelhos diante dEle.

Isso é algo que vai acontecer apenas na Terra? Não. Isto acontecerá na Terra, no céu e debaixo da Terra.