Guia do Líder

Site: Escola Superbook
Curso: 108 O Primeiro Natal
Livro: Guia do Líder
Impresso por: Usuário visitante
Data: domingo, 19 Mai 2024, 05:57

Descrição


SuperVerdade:

Falarei para as pessoas sobre Jesus, o presente de Deus.

SuperVersículo:

"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus" (João 1:12 NVI).  .

História Bíblica:

Mateus 1: 18–2: 12, Lucas 2: 1–20

Episódio do Superbook:

O Primeiro Natal

Guia do Líder: Vídeos

Selecione um vídeo para exibir enquanto as crianças entram na sala do Grupo Grande.

Peça aos líderes dos Grupos Pequenos que cumprimentem as crianças enquanto entram na sala. Peça-lhes, ainda, que brinquem ou conversem com elas até que as atividades do Grupo Grande comecem.

Boas-vindas (2 minutos)

Sejam muito bem-vindos! Esta é a última aula da nossa aventura do Superbook chamada O Primeiro Natal. Temos aprendido sobre o maravilhoso presente que Deus nos deu. Quem pode me dizer que presente é esse? Seu Filho, Jesus!

Quem se lembra como podemos ganhar esse presente? Pela fé, ao recebermos Jesus em nosso coração.

Eu amo adorar a Deus onde quer que eu esteja, mas uma das minhas horas favoritas de adoração é quando estou com vocês! Vamos cantar O Poema da Salvação, juntos! Enquanto cantamos, vamos pensar sobre o maravilhoso presente que Deus nos deu. Vocês já convidaram Jesus para entrar em seu coração e ser o Senhor e Salvador da sua vida? Se ainda não o fizeram, vocês podem tomar essa decisão agora mesmo enquanto cantamos!

Assista ao Vídeo 7: O Poema da Salvação (3 minutos)

Certifique-se de visualizar a música previamente para que você possa cantar junto com as crianças.

O Poema da Salvação

SuperVerdade e Discussão (2 minutos)

Nossa SuperVerdade de hoje é: “Falarei para as pessoas sobre Jesus, o presente de Deus”. Vamos dizê-la outra vez, juntos!

Todos nós temos um trabalho a fazer para Deus. Alguém sabe que trabalho é esse?

Sim, todos nós temos de falar para as pessoas sobre o presente de Deus, que é Jesus! Esse presente nos foi entregue não para que o guardemos apenas para nós mesmos, mas para que o compartilhemos com o mundo!

Apresente a História Bíblica Resumida (1 minuto)

Se todas as crianças já assistiram ao vídeo da história bíblica na aula anterior, pule esta parte e vá direto para o vídeo Contexto Bíblico.

Quem se lembra por que Chris entregou o seu bilhete vencedor para um menino no shopping? Chris descobriu o verdadeiro sentido do Natal.

Agora, as crianças que ainda não assistiram ao vídeo da história bíblica terão a oportunidade de assistir a uma versão curta do mesmo. Se você já assistiu, observe as diferentes reações das pessoas diante do nascimento de Jesus.

Assista ao Vídeo 4: História Bíblica Resumida (9 minutos)

História Bíblica Resumida

O Superbook leva Chris, Joy e Gizmo até a antiga Belém para encontrarem Maria e José. Lá, eles aprendem o verdadeiro sentido do Natal, que é Jesus, o Filho de Deus.

Assista ao Vídeo 10C: SuperVersículo 3

Vídeo de 2,5 minutos, sem áudio. Desligue-o depois que as crianças repetirem o versículo.  

SuperVersículo 3

SuperVersículo e Discussão (2 minutos)

Nosso SuperVersículo, João 1:12 NVI, diz:  

"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus."

O que esse versículo diz que devemos fazer para nos tornarmos filhos de Deus? Crer em Jesus e recebê-lo em nosso coração.

Isso não é difícil, é? Não.

Que privilégio maravilhoso nós temos de ser chamados filhos de Deus e de ter sido adotados em Sua família! Esse versículo é tão importante que precisamos repeti-lo! Aguarde as crianças repetirem o versículo.

As crianças terão mais tempo para aprender o SuperVersículo nos Grupos Pequenos.

Apresente o Vídeo Sinais (1 minuto)

Muitos versículos no Antigo Testamento são sinais que predisseram detalhes importantes sobre o nascimento de Jesus. Esses versículos nos dizem não apenas que Jesus é o Filho de Deus prometido, mas, também, quem eram os Seus antepassados e exatamente onde Ele nasceria! Vejamos nosso Vídeo Sinais para aprender mais sobre as profecias que somente Jesus poderia cumprir!

Assista ao Vídeo 6: Sinais (5 minutos)

Vídeo Sinais

Oração e Distribuição dos Grupos (2 minutos)

Vamos orar antes de deixarmos o nosso grupo. Querido Deus, obrigado pelo incrível presente que nos deste. Queremos compartilhar esse maravilhoso presente com outras pessoas para que elas também possam crer e receber Jesus e, assim, tornarem-se filhos Teus. Dá-nos ousadia para compartilhar a mensagem sobre Jesus com o nosso próximo. Em Teu nome, oramos. Amém.

Hoje, nos Grupos Pequenos, vamos participar de um jogo sobre compartilhar o presente que Deus nos concedeu. Vocês estão prontos para compartilhar e se divertirem?

Os professores levam as crianças para as salas de aula onde trabalharão as lições dos Grupos Pequenos (do 1º ao 3º Ano EF e do 4º ao 6º Ano EF). Se o grupo inicial não for muito numeroso, todas as crianças podem ficar juntas para realizarem as atividades dos Grupos Pequenos.

Jogo

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Duas sacolas de presente pequenas, com alças, ou qualquer sacola de compras que tenha alças.
  • Opcional: caneta tipo marcador.
  • Fita adesiva.
  • Quatro lápis não apontados ou canetinhas.

Escreva “Jesus, o Presente de Deus” na frente e na parte de trás das duas sacolas de presente. Se você quiser reutilizá-las, escreva a frase em pedaços de papel e prenda-os nas sacolas.

Vamos dizer a nossa SuperVerdade, juntos: “Falarei para as pessoas sobre Jesus, o presente de Deus”. Os pastores não tinham ideia do que estava prestes a acontecer. Aquela parecia ser apenas mais uma noite no campo com as ovelhas — isso era o que eles pensavam! Mas, de repente, um anjo apareceu proclamando o nascimento de Jesus, o Salvador do mundo! Então, multidões de anjos se uniram para louvar a Deus.

Vamos ler Lucas 2:15-18 NVI:

"Quando os anjos os deixaram e foram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: 'Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer.' Então, correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura. Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino, e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados."

Os pastores, imediatamente, foram ver o bebê recém-nascido. Depois de verem o menino, não puderam manter a notícia apenas para si mesmos; eles tiveram de compartilhar o presente de Deus com todos! Deus nos deu este maravilhoso presente, mas Ele não quer que nós o guardemos apenas para nós mesmos! Ele quer que compartilhemos Jesus com os outros!

Segure as sacolas de presente.

Estas sacolas representam o presente que Deus nos deu: Seu Filho, Jesus! Agora, compartilharemos o presente uns com os outros, passando as sacolas para nossos companheiros de equipe.

Divida as crianças em duas equipes. Cada equipe deve ser dividida pela metade para formar duas filas de modo que os jogadores estejam de frente um para o outro, a cerca de um metro de distância entre eles (veja figura abaixo).

Dê um lápis ao Jogador 1 de cada equipe, que está na primeira fila, e ao Jogador 2, que está de frente para ele na outra fila. Peça que o Jogador 1 pendure a sacola no lápis e comece o jogo. Ele deve cuidadosamente compartilhar o presente passando-o do seu lápis para o lápis do Jogador 2. Em seguida, o Jogador 1 rapidamente entrega o lápis ao Jogador 3, que está ao seu lado na fila. Agora, o Jogador 2 deve compartilhar o presente com o Jogador 3, que também o pegará com o lápis. Na sequência, o Jogador 2 entrega o lápis ao Jogador 4. O jogo continua nesse ritmo até que o presente chegue ao último jogador — então, o processo se repete na direção oposta. A primeira equipe a retornar o presente ao Jogador 1 e gritar a SuperVerdade é a campeã. Se o tempo permitir, jogue mais uma vez.

Observação: os jogadores devem sempre entregar o lápis ao jogador ao seu lado, rapidamente. Só assim seu companheiro poderá receber o presente. Isso torna o jogo mais divertido, já que os jogadores, muitas vezes, se esquecem de fazer isso.


Ensinamento

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Cópia do Modelo: Sinais.
  • Cópias do Modelo: Convite, da Lição 1, para as crianças que não o receberam anteriormente ou para as que já o distribuíram e desejam mais alguns.

Faça uma cópia de cada um dos cinco Sinais e esconda-os ao redor da sala. Faça com que a busca seja um desafio, mas não muito difícil.

Os magos procuraram a estrela que os levou até Jesus. Por isso, hoje, nós vamos procurar estrelas que apresentam sinais sobre o nascimento de Jesus, o presente enviado por Deus!

Escolha uma criança para procurar e ler o Sinal 1 em voz alta: Nasceu de uma virgem.

Os estudiosos de Herodes sabiam sobre o Messias que viria, pois conheciam as profecias nas Escrituras, começando com o primeiro livro da Bíblia, Gênesis. Quando Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden por causa dos seus pecados, Deus disse à serpente que um dia Satanás seria derrotado pelo descendente de uma mulher. Isto foi cumprido quando Maria deu à luz Jesus. 


Discussão adicional para os alunos do 4º - 6º Ano EF

Em Gênesis, Deus disse a Satanás que ele seria derrotado por Jesus e também se referiu à descendência da mulher. Vamos ler Gênesis 3:15 NVI:

"Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.”

Isso significa que Satanás atingiria e machucaria os pés de Jesus — o que aconteceu quando Jesus foi pregado na Cruz — mas que Jesus esmagaria a cabeça de Satanás e seria vitorioso no final. O profeta Isaías previu que uma mulher daria à luz Emanuel. Isaías 7:14 NVI diz:

"Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel."

Escolha uma criança para procurar e ler o Sinal 2 em voz alta: Antepassados de Jesus.  

Os antepassados são a linha de parentes da qual uma pessoa vem: pai e mãe, avôs e avós, bisavôs e bisavós e, assim, continuamente em gerações passadas. Em Gênesis, Deus diz a Abraão que todas as nações seriam abençoadas por ele. Isso aconteceu por meio do seu filho, Isaque, e seu neto, Jacó. Séculos mais tarde, Isaías previu que o Messias seria descendente, ou parente, do rei Davi. No Novo Testamento, o primeiro capítulo de Mateus fornece uma longa lista de pessoas das quais Jesus é descendente, incluindo Abraão, Isaque, Jacó e o rei Davi!


Discussão adicional para os alunos do 4º - 6º Ano EF

Falando sobre a descendência de Abraão, Deus diz a ele em Gênesis 22:18 NVI:

“[...] por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu.”

E Gálatas 3:16 NVI diz:

"Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente."

A Bíblia não diz, "E aos seus descendentes”, como se estivesse se referindo a muitos, mas, “Ao seu descendente”, indicando que se trata de um só, isto é, Cristo.

Escolha uma criança para procurar e ler o Sinal 3 em voz alta. Lugar do nascimento de Jesus.

Os estudiosos do rei Herodes conheciam a profecia de centenas de anos do livro de Miqueias. Era a isso que se referiram, como já foi mencionado aqui. Centenas de anos antes do nascimento de Jesus, Miqueias previu que Ele nasceria em Belém. Aqui está algo surpreendente: Maria e José não eram de Belém. Eles eram de Nazaré, na região da Galileia! Eles viajaram para Belém porque o governo romano ordenou a realização de um recenseamento para contar todas as pessoas que moravam nos vários locais. Então, Deus usou essa ordem para levar Maria e José para o lugar certo, no momento certo, para que Jesus pudesse nascer em Belém, assim como o profeta Miqueias previu!


Discussão adicional para os alunos do 4º - 6º Ano EF

A Bíblia nos fala sobre a jornada de José e Maria a Belém em Lucas 2:1-5 NVI:

“Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho.”

Deus trabalha de maneiras surpreendentes para cumprir Sua Palavra!

Escolha uma criança para procurar e ler o Sinal 4 em voz alta: Profecias cumpridas.

O rei Herodes desejava desesperadamente encontrar Jesus, pois não queria que nenhum outro rei ameaçasse seu governo. Então, ordenou o assassinato de todos os bebês com dois anos ou menos! Deus salvou a vida de Jesus enviando um anjo que, em sonho, alertou José sobre o perigo e mandou que ele fugisse com Maria e Jesus para o Egito. Isso realmente cumpriu a profecia de Oséias, que dizia que o Messias fugiria para o Egito. Então, depois que o rei Herodes morreu, ficou seguro para Maria, José e Jesus voltarem para Nazaré. Isso cumpriu outra profecia, a de que o Messias seria chamado Nazareno!


Discussão adicional para os alunos do 4º - 6º Ano EF 

Vamos ler Oséias 11:1 NVI:

“Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho.”

E, em Mateus 2:22b-23 NVI, lemos sobre José:

"Tendo sido avisado em sonho, retirou-se para a região da Galileia e foi viver numa cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno."

No Antigo Testamento, há muitas profecias sobre o Messias e Jesus cumpriu todas elas!

Escolha uma criança para procurar e ler o Sinal 5 em voz alta: Boas Novas!

O nascimento de Jesus é a boa notícia para um mundo que está na escuridão. Isaías nos diz que as pessoas que andavam na escuridão agora veem a luz. Quem é essa luz? Jesus, a luz do mundo!

Alguém sabe dizer o SuperVersículo da aula anterior? Está em Isaías 9:6 NVI.

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz."

Jesus é o presente de Deus para o mundo. Ele veio ao mundo para perdoar nossos pecados e nos dar um novo e maravilhoso relacionamento com o Pai Celestial!


Discussão adicional para os alunos do 4º - 6º Ano EF

Vamos ver outra profecia em Isaías 9:2 NVI:

"O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz."

Vamos ver como Jesus cumpriu esta profecia.

João 8:12 NVI diz:

"Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

Jesus é esta grande luz em um mundo de trevas!

Desafio do Discipulado / Aplicação Prática

As pessoas precisam ver a luz — a luz de Jesus Cristo que traz esperança ao mundo. Isso nos leva ao nosso Desafio do Discipulado.

Entregue os convites para as crianças que ainda não os receberam ou que já os tenham distribuído. Mesmo que este Desafio acabe hoje, nunca devemos parar de convidar pessoas para a igreja ou deixar de compartilhar as Boas Novas!  Alguém gostaria de apresentar os amigos que convidaram para a igreja hoje?  

Permita que as crianças apresentem seus convidados. Dê a cada visitante uma recepção calorosa e convide-o para voltar sempre que desejar. Faça uma oração abençoando todas as crianças e agradeça a Deus pelo maravilhoso presente que Ele nos deu: Jesus!

SuperVersículo 3

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Oito folhas de papel ou cartolina.
  • Caneta piloto.

Escreva cada uma das oito frases do SuperVersículo nas folhas de papel ou cartão conforme dividido abaixo:

  • Contudo, aos que o receberam
  • aos que creram
  • em seu nome,
  • deu-lhes
  • o direito
  • de se tornarem
  • filhos de Deus.
  • João 1:12

Vamos ler alguns versículos que estão antes e depois do nosso SuperVersículo para que possamos compreender melhor o texto.

João 1:6-14 NVI:

"Surgiu um homem enviado por Deus, chamado João. Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem. Ele próprio não era a luz, mas veio como testemunha da luz. Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens. Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade."

João Batista foi enviado por Deus para ser testemunha da Luz e compartilhar as Boas Novas que o Salvador do mundo estava chegando! Isto é exatamente o que devemos fazer: compartilhar nosso testemunho sobre Jesus para que outros possam acreditar! Ao vir ao mundo como um bebê, Jesus não era o que o mundo esperava. Muitas pessoas o rejeitaram porque estavam à procura de um grande e poderoso governante para vir e estabelecer um reino terrestre e livrá-los imediatamente do governo romano! Mas, para aqueles que creram pela fé e receberam Jesus em seu coração, Ele lhes deu o direito e o privilégio de se tornarem filhos de Deus! Quando cremos em Jesus, somos adotados em Sua família! Que bênção maravilhosa temos em Cristo!

Escolha oito crianças para ficarem lado a lado na frente da sala. Misture as oito folhas de papel e dê uma para cada criança. Da esquerda para a direita, as oito crianças criam uma “onda” segurando e lendo em voz alta suas folhas, mesmo fora de ordem; elas devem abaixá-las quando terminarem. Pergunte à turma se a frase parece correta. Em seguida, peça-lhes para apontarem qual leitor deve ser o primeiro, o segundo, o terceiro, etc. Coloque as crianças nesta nova ordem e peça-lhes que repitam suas frases criando novamente uma “onda” com seus papéis. Pergunte à classe se o versículo, agora, está correto. Se não estiver, faça a classe reorganizar os leitores novamente até que eles possam dizer as frases do versículo na ordem certa. Finalmente, peça que a classe inteira siga a “onda” para dizer o SuperVersículo em conjunto, duas ou três vezes, cada vez mais rápido. Se o tempo permitir, repita o processo com oito novos voluntários. Se as crianças mais novas não conseguirem memorizar todo o SuperVersículo, basta pedir que elas o repitam algumas vezes. Certifique-se de que todas as crianças entenderam seu significado.

Oração

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.

Vejam o que os anjos disseram em Lucas 2:10-11 NVI:

“Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.”

Qual é a Boa Nova de Jesus?

Jesus veio ao mundo como um bebê, cresceu para morrer na Cruz por nossos pecados e ressuscitar para que pudéssemos ter uma nova vida. A Bíblia nos diz que essa Boa Nova traria grande alegria para todas as pessoas. Então, hoje, oremos para que Deus nos ajude a compartilhar as Boas Novas com aqueles que nos rodeiam. Enquanto você menciona os grupos de pessoas abaixo, peça às crianças que orem silenciosamente.

Querido Pai, obrigado por nos enviares Teu Filho, Jesus. Ajuda-nos a compartilhar as Boas Novas com amigos e familiares que não Te conhecem...

Oramos para que, ao entregarmos os convites, essas pessoas desejem ir à igreja e ouvir as Boas Novas...

Oramos pelos vizinhos da nossa rua que precisam Te conhecer...

Oramos pelos professores, enfermeiros, médicos, bombeiros, policiais e pelos que trabalham nos escritórios e nas lojas da nossa comunidade...

Obrigado por trazeres essas pessoas para nossa vida. Dá-nos sabedoria para encontrarmos meios de compartilhar as Boas Novas com elas. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Sugira aos alunos que, quando andarem ou brincarem na vizinhança, eles continuem orando pelas pessoas e procurando oportunidades para colocar a SuperVerdade em ação: “Falarei para as pessoas sobre Jesus, o presente de Deus”.

Pista com Obstáculos

  • Modelo: Coração — uma cópia por criança.
  • Objetos para fazer um caminho com obstáculos, como uma boia de piscina estilo macarrão, uma vassoura ou um bastão longo, balde grande, bambolê, fita adesiva, cobertor ou lençol velho, bola de exercício ou bola de praia, cesto de roupa, longo bastão de beisebol de plástico, corda, ripa longa de madeira.
  • Grande manjedoura ou caixa grande para representar uma manjedoura.
  • Cronômetro ou relógio que marque segundos.
  • Tesoura.
  • Lápis ou caneta marcadores.
  • Opcional: fita adesiva.

Recorte os corações.

Em uma extremidade da sala, arrume a manjedoura ou a caixa grande que a represente. No outro extremo, marque uma linha de partida no chão.

Crie um percurso de obstáculos divertido, usando os itens que você trouxe ou pegou emprestado.

Para tornar o jogo mais competitivo, você pode marcar o tempo de cada criança.

Sugestões para fazer a pista ou o caminho de obstáculos:

  1. Suspenda um macarrão de piscina entre duas cadeiras ou peça que dois ajudantes fiquem segurando o macarrão. Cada criança deve se esforçar para passar por baixo dele.
  2. Coloque um aro de bambolê no chão. Cada criança vai pular dentro dele, levá-lo até a cintura e tentar girar três vezes.
  3. Pendure a corda em um gancho. Cada criança deve pegá-la, pular três vezes, depois pendurá-la de volta.
  4. Coloque uma vassoura sobre duas cadeiras baixas. Cada criança deve saltar sobre ela. Não deixe nada com bordas afiadas nas proximidades, para evitar acidentes caso uma criança tropece.
  5. Coloque uma cadeira no meio do caminho. Cada criança deve caminhar de costas, ao redor dela, três vezes.
  6. Coloque o cobertor ou lençol sobre uma mesa. Cada criança deverá passar por baixo. Observação: não peça para as crianças engatinharem se as meninas estiverem usando saias.
  7. Coloque a bola de exercício, ou bola de praia, a curta distância do cesto de roupa. Cada criança deve tentar jogá-la no cesto.
  8. Coloque o bastão de plástico no chão. Cada criança deve segurá-lo pela ponta, colocar sua testa nele e girar em torno do bastão, por alguns segundos, sem levantá-lo do chão.
  9. Coloque um balde vazio no chão. Cada criança deve colocar um pé dentro, caminhar três passos para trás e, depois, três para frente, levando o balde até o lugar de origem.
  10. Coloque uma ripa de madeira no chão. As crianças devem percorrer o comprimento equilibrando-se nela.
  11. No final da pista de obstáculos, cada criança caminha até a manjedoura colocando um pé na frente do outro, como se estivesse andando em uma corda bamba. Então, ela deve se ajoelhar e, calmamente, colocar o coração no topo. Depois, a criança corre de volta à linha de partida.

Quantos magos estavam por lá? Muitas histórias e músicas dizem que havia três, mas a Bíblia realmente não nos informa isso.

Por que eles seguiram a estrela? Para adorarem o recém-nascido Rei dos judeus e lhe dar os seus presentes.

Os magos não eram judeus; eles saíram do Oriente para adorar o Rei dos judeus. Isso nos ajuda a mostrar que Deus quer que pessoas de todo o mundo o adorem. Apocalipse 15:4b NVI diz:

“Todas as nações virão à tua presença e te adorarão [...]”

Naquele tempo, não havia carros, ônibus ou trens, por isso, deve ter sido difícil para os magos percorrerem todo aquele caminho para levar seus presentes até Belém! Que tipo de obstáculos vocês acham que eles podem ter enfrentado? Montanhas, rios, desertos, falta de comida ou água, ladrões, sol quente, noites geladas, camelos cansados.

Agora, participaremos de um jogo no qual cada um de nós levará presentes a Belém. Qual, na opinião de vocês, é o melhor presente que podemos dar a Jesus? Pedir que Ele seja o Senhor da nossa vida; nosso coração; adoração; nossa vida.

Sim, podemos pedir a Jesus para entrar em nosso coração e ser o Senhor da nossa vida! Então, vamos levar nosso coração para a manjedoura hoje! Os magos encontraram obstáculos ao longo da sua jornada; nós, também, mas não vamos parar!

Distribua os corações e os lápis (ou as canetas) para as crianças. Peça-lhes que escrevam o nome na linha que está dentro do coração. Leve um coração enquanto você atravessa a pista de obstáculos para demonstrar às crianças como devem fazer. Coloque-o no topo da manjedoura para completar o percurso. Comece o jogo. Permita que todas as crianças completem o percurso. Esteja preparado para ajudar as crianças com necessidades especiais.

Opção: para estimular o desafio, use o cronômetro para marcar qual criança completa o percurso em menos tempo. Se for possível, elas podem retornar à linha de partida passando pelo percurso na ordem inversa.

Ensinamento Prático

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Jarra ou um recipiente transparente.
  • Saco de bolinha de gude, pedras pequenas ou moedas.

Nossa SuperVerdade diz: “Falarei para as pessoas sobre Jesus, o presente de Deus”. Todo mundo gosta de receber presentes, não é mesmo? Jesus é o melhor presente que podemos receber! Alguém já lhes disse que, se fizessem uma coisa realmente boa, receberiam uma recompensa por isso? Eu acho que sim; todos, provavelmente, já ouviram isso.

Segure a jarra ou o recipiente. Algumas vezes, um professor na escola guarda uma jarra em que coloca pedrinhas ou pequenos objetos toda vez que a classe faz algo de bom. Coloque algumas pedrinhas na jarra enquanto você diz: Talvez a turma tenha se comportado muito bem um dia ou todos fizeram a Lição de Casa no tempo certo. Agora, o que acontece quando a jarra está cheia? 

A classe é recompensada por causa de todas as suas boas ações! Pode ser tempo extra de recreio ou pipoca, ou, talvez, até uma pequena festa.

Esvazie a jarra colocando tudo de volta no saco.

É assim que funciona com Jesus, o presente de Deus? Vou explicar: é somente se fizermos certo número de boas ações ou obedecermos à Palavra de Deus algumas vezes que recebemos o presente de Deus?

Não! O presente de Deus para nós não é baseado em nada que fazemos ou deixamos de fazer! Deus nos amou tanto que Ele criou um plano para nos salvar — e esse plano não foi baseado em quão bom somos ou no quanto tentamos fazer por merecer! Romanos 5:6-8 NVI diz:

"De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores."

Segure a jarra vazia. A profundidade do amor de Deus é incrível! Mesmo quando a jarra de todos estava vazia, Deus enviou Cristo à Terra para se tornar um presente para nós! O presente de Deus para nós não se baseia em nenhuma das nossas boas ações. Tudo o que temos de fazer é acreditar nEle e recebê-lo como diz o nosso SuperVersículo! A partir dessa nossa decisão, Jesus nos concede o direito de nos tornarmos filhos de Deus! Vejam o que diz Efésios 2:8-9 NVI:

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie."

Jogo: Seja uma Estrela

  • Uma lanterna ou um bastão incandescente.
  • Opcional: tocar a canção Três Reis Magos do Oriente.

Os magos saíram de casa e percorreram um longo caminho para seguir a estrela e encontrar Jesus. Vamos participar de um jogo divertido revezando-nos para seguir a estrela.

Peça às crianças que formem uma fila e dê a lanterna ou o bastão para a criança que está na frente. Feche as cortinas e apague/diminua as luzes.

É noite. Siga a estrela!

Conforme elas seguem a “estrela” ao redor da sala, a criança da frente escolhe uma ação para fazer. Os outros devem imitar. Exemplo: agitar os braços, dar pequenos passos ou jogar um punho para cima e para baixo. Depois de aproximadamente 30 segundos, acenda as luzes.

Nasceu o sol!

Todo mundo para quando a criança da frente passa a lanterna para a próxima criança da fila e, depois, vai para o final da fila. Diminua as luzes novamente.

É noite. Siga a estrela!

A próxima criança lidera o grupo com movimentos para que as demais a imitem. Repita a atividade até que todas as crianças tenham tido a oportunidade de ser a estrela.

Nossa SuperVerdade diz: “Falarei para as pessoas sobre Jesus, o presente de Deus”. Assim como a estrela brilhava no céu para levar os magos a Jesus, nós devemos ser uma luz para as pessoas mostrando-lhes o caminho para Jesus! Nossas palavras e ações iluminarão o caminho!

Mateus 5:16 NVI diz:

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.”

Estudo Bíblico: Compartilhe a Palavra

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.

Nossa SuperVerdade diz: “Falarei para as pessoas sobre Jesus, o presente de Deus”.

Peça às crianças que procurem e leiam os versículos em voz alta. Lidere uma discussão usando as perguntas abaixo. Sinta-se livre para adicionar quaisquer perguntas que você achar que facilitarão uma discussão mais profunda com o seu grupo.

1) 2 Coríntios 5:18-20 NVI:

"18Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que 19Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. 20Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus."

  • Paulo está falando sobre o presente de Deus, Jesus, que nos reconciliou com o Senhor, isto é, nos levou de volta a um relacionamento correto com Deus e nos deu nova vida.
  • Quem iniciou a obra de Cristo para nos levar de volta para Si? Deus.
  • Que importante tarefa Deus nos confia agora? Levar a mensagem de reconciliação para outras pessoas. Levar Cristo aos outros para que eles também possam ser reconciliados.
  • O que é um embaixador? Alguém que representa e fala por outra pessoa; alguém incumbido de uma missão.
  • Como somos embaixadores de Cristo? Nós falamos por Ele e somos a Sua voz para os outros dizendo-lhes que voltem para Deus.
  • Como ser um embaixador de Cristo faz você se sentir?

2) Mateus 5:14-16 NVI:

14Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.”

  • O que somos chamados a ser? Luz para o mundo.
  • Devemos ficar escondidos e simplesmente brilhar nossa luz na igreja? Não! Nós devemos brilhar e permanecer visíveis no mundo.
  • Esse versículo não é apenas sobre falar a Palavra de Deus. De que outra forma podemos ser luz? Com nossas ações e da forma como vivemos; fazendo boas ações.
  • Quando vivemos a Palavra de Deus, ajudando e abençoando os outros, qual é o resultado? As pessoas louvarão a Deus e se sentirão atraídas a Ele.

3) Atos 1:8 NVI:

"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra."

  • Quem Jesus enviou para ser nosso Auxiliador quando testemunhamos sobre Ele? O Espírito Santo.
  • Como o Espírito Santo nos ajuda a compartilhar o presente de Deus com o mundo? Dando-nos poder e ousadia para proclamar Jesus.
  • Somos responsáveis por falar de Jesus apenas para a nossa família? Não! Ao mundo inteiro. Qualquer um com quem possamos ter a oportunidade de compartilhar o presente de Deus.

Arte

  • Modelo: Sino de "Prata" do Gizmo — um por criança; tenha extras.
  • Tesouras para crianças.
  • Fita adesiva.
  • Pinos pequenos.
  • Moeda de cinco centavos — uma por criança; tenha extras.
  • Furador de furo único.
  • Fita ou barbante.

Corte pedaços de 20 cm da fita ou do barbante.

Distribua o material para as crianças. Peça aos alunos que cortem o modelo cuidadosamente, incluindo as fendas próximas ao tronco do Gizmo. Cole a moeda no local indicado. Dobre, cuidadosamente, de acordo com as instruções do modelo. Se necessário, você pode usar fita para fixar as bordas. Use o furador para furar onde indicado. Passe a fita ou o fio pelos furos para pendurar o enfeite.