Guia do Líder
Pista com Obstáculos
- Modelo: Coração — uma cópia por criança.
- Objetos para fazer um caminho com obstáculos, como uma boia de piscina estilo macarrão, uma vassoura ou um bastão longo, balde grande, bambolê, fita adesiva, cobertor ou lençol velho, bola de exercício ou bola de praia, cesto de roupa, longo bastão de beisebol de plástico, corda, ripa longa de madeira.
- Grande manjedoura ou caixa grande para representar uma manjedoura.
- Cronômetro ou relógio que marque segundos.
- Tesoura.
- Lápis ou caneta marcadores.
- Opcional: fita adesiva.
Recorte os corações.
Em uma extremidade da sala, arrume a manjedoura ou a caixa grande que a represente. No outro extremo, marque uma linha de partida no chão.
Crie um percurso de obstáculos divertido, usando os itens que você trouxe ou pegou emprestado.
Para tornar o jogo mais competitivo, você pode marcar o tempo de cada criança.
Sugestões para fazer a pista ou o caminho de obstáculos:
- Suspenda um macarrão de piscina entre duas cadeiras ou peça que dois ajudantes fiquem segurando o macarrão. Cada criança deve se esforçar para passar por baixo dele.
- Coloque um aro de bambolê no chão. Cada criança vai pular dentro dele, levá-lo até a cintura e tentar girar três vezes.
- Pendure a corda em um gancho. Cada criança deve pegá-la, pular três vezes, depois pendurá-la de volta.
- Coloque uma vassoura sobre duas cadeiras baixas. Cada criança deve saltar sobre ela. Não deixe nada com bordas afiadas nas proximidades, para evitar acidentes caso uma criança tropece.
- Coloque uma cadeira no meio do caminho. Cada criança deve caminhar de costas, ao redor dela, três vezes.
- Coloque o cobertor ou lençol sobre uma mesa. Cada criança deverá passar por baixo. Observação: não peça para as crianças engatinharem se as meninas estiverem usando saias.
- Coloque a bola de exercício, ou bola de praia, a curta distância do cesto de roupa. Cada criança deve tentar jogá-la no cesto.
- Coloque o bastão de plástico no chão. Cada criança deve segurá-lo pela ponta, colocar sua testa nele e girar em torno do bastão, por alguns segundos, sem levantá-lo do chão.
- Coloque um balde vazio no chão. Cada criança deve colocar um pé dentro, caminhar três passos para trás e, depois, três para frente, levando o balde até o lugar de origem.
- Coloque uma ripa de madeira no chão. As crianças devem percorrer o comprimento equilibrando-se nela.
- No final da pista de obstáculos, cada criança caminha até a manjedoura colocando um pé na frente do outro, como se estivesse andando em uma corda bamba. Então, ela deve se ajoelhar e, calmamente, colocar o coração no topo. Depois, a criança corre de volta à linha de partida.
Quantos magos estavam por lá? Muitas histórias e músicas dizem que havia três, mas a Bíblia realmente não nos informa isso.
Por que eles seguiram a estrela? Para adorarem o recém-nascido Rei dos judeus e lhe dar os seus presentes.
Os magos não eram judeus; eles saíram do Oriente para adorar o Rei dos judeus. Isso nos ajuda a mostrar que Deus quer que pessoas de todo o mundo o adorem. Apocalipse 15:4b NVI diz:
“Todas as nações virão à tua presença e te adorarão [...]”
Naquele tempo, não havia carros, ônibus ou trens, por isso, deve ter sido difícil para os magos percorrerem todo aquele caminho para levar seus presentes até Belém! Que tipo de obstáculos vocês acham que eles podem ter enfrentado? Montanhas, rios, desertos, falta de comida ou água, ladrões, sol quente, noites geladas, camelos cansados.
Agora, participaremos de um jogo no qual cada um de nós levará presentes a Belém. Qual, na opinião de vocês, é o melhor presente que podemos dar a Jesus? Pedir que Ele seja o Senhor da nossa vida; nosso coração; adoração; nossa vida.
Sim, podemos pedir a Jesus para entrar em nosso coração e ser o Senhor da nossa vida! Então, vamos levar nosso coração para a manjedoura hoje! Os magos encontraram obstáculos ao longo da sua jornada; nós, também, mas não vamos parar!
Distribua os corações e os lápis (ou as canetas) para as crianças. Peça-lhes que escrevam o nome na linha que está dentro do coração. Leve um coração enquanto você atravessa a pista de obstáculos para demonstrar às crianças como devem fazer. Coloque-o no topo da manjedoura para completar o percurso. Comece o jogo. Permita que todas as crianças completem o percurso. Esteja preparado para ajudar as crianças com necessidades especiais.
Opção: para estimular o desafio, use o cronômetro para marcar qual criança completa o percurso em menos tempo. Se for possível, elas podem retornar à linha de partida passando pelo percurso na ordem inversa.