Guia do Líder

Ensinamento Prático

  • Bíblia ou o Aplicativo da Bíblia Superbook.
  • Jarra ou um recipiente transparente.
  • Saco de bolinha de gude, pedras pequenas ou moedas.

Nossa SuperVerdade diz: “Falarei para as pessoas sobre Jesus, o presente de Deus”. Todo mundo gosta de receber presentes, não é mesmo? Jesus é o melhor presente que podemos receber! Alguém já lhes disse que, se fizessem uma coisa realmente boa, receberiam uma recompensa por isso? Eu acho que sim; todos, provavelmente, já ouviram isso.

Segure a jarra ou o recipiente. Algumas vezes, um professor na escola guarda uma jarra em que coloca pedrinhas ou pequenos objetos toda vez que a classe faz algo de bom. Coloque algumas pedrinhas na jarra enquanto você diz: Talvez a turma tenha se comportado muito bem um dia ou todos fizeram a Lição de Casa no tempo certo. Agora, o que acontece quando a jarra está cheia? 

A classe é recompensada por causa de todas as suas boas ações! Pode ser tempo extra de recreio ou pipoca, ou, talvez, até uma pequena festa.

Esvazie a jarra colocando tudo de volta no saco.

É assim que funciona com Jesus, o presente de Deus? Vou explicar: é somente se fizermos certo número de boas ações ou obedecermos à Palavra de Deus algumas vezes que recebemos o presente de Deus?

Não! O presente de Deus para nós não é baseado em nada que fazemos ou deixamos de fazer! Deus nos amou tanto que Ele criou um plano para nos salvar — e esse plano não foi baseado em quão bom somos ou no quanto tentamos fazer por merecer! Romanos 5:6-8 NVI diz:

"De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores."

Segure a jarra vazia. A profundidade do amor de Deus é incrível! Mesmo quando a jarra de todos estava vazia, Deus enviou Cristo à Terra para se tornar um presente para nós! O presente de Deus para nós não se baseia em nenhuma das nossas boas ações. Tudo o que temos de fazer é acreditar nEle e recebê-lo como diz o nosso SuperVersículo! A partir dessa nossa decisão, Jesus nos concede o direito de nos tornarmos filhos de Deus! Vejam o que diz Efésios 2:8-9 NVI:

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie."