Guia do Líder

Jogo da Memória

Tags:
  • Dezesseis pedaços de papelão ou papel grosso.
  • Opcional: caneta marcador de ponta fina.
  • Fita adesiva.
  • Tesouras.
  • Cartões da Memória.

Faça um conjunto com 32 cartas. Quatro ficarão em branco, com números no verso. Se a sua impressora não puder fazer cópias frente e verso, imprima o lado com as imagens e escreva um número na parte de trás de cada uma — de 1 a 32.

Recorte as cartas e embaralhe.

Prenda as cartas na parede com a fita adesiva; o lado do número deve ficar para fora. Se preferir, coloque-as em cima de uma mesa ou no chão. Faça quatro fileiras de oito cartas cada.

O nascimento de Jesus é o único motivo para comemorarmos o Natal. Agora, vamos brincar de um jogo da memória que compara os símbolos usados no Natal aos símbolos do verdadeiro sentido do Natal.

Divida a classe em duas equipes.

Vocês tentarão selecionar duas cartas que combinem. As equipes vão alternar suas jogadas. Cada jogada consiste em dois palpites feitos pelo mesmo jogador de cada equipe.

O jogador escolhe uma carta numerada. O professor vira essa carta para que todos possam vê-la. O mesmo jogador, então, deve escolher uma segunda carta numerada na tentativa de combiná-la com a primeira carta. Se as cartas combinarem, elas serão retiradas do jogo e dadas ao jogador que formou o par. Se não combinarem, elas serão colocadas novamente na parede com o número à mostra. É a vez, então, da próxima equipe.

Depois de formar cada par, pergunte às crianças se as cartas representam o verdadeiro sentido do Natal. Enfatize que símbolos como árvore de Natal e presentes não são necessariamente ruins. Entretanto, eles são secundários e nada importantes quando comparados ao verdadeiro significado do Natal: o nascimento de Jesus!

Para deixar a partida mais desafiadora, as quatro cartas em branco devem ficar presas na parede com as outras durante todo o jogo. O jogo termina quando todas as cartas forem combinadas. A equipe com mais pares vence.